Robótica Lego Zoom

Se você é fã de Lego ou simplesmente já brincou com os famosos blocos de plástico alguma vez na vida, sabe que além das infinitas possibilidades de construção, são inúmeros os produtos da marca. Existem os kits simples, os inspirados em personagens, jogos para computador, série de desenho animado e até mesmo filmes.

Contudo, uma das divisões da empresa menos conhecida é a Lego Education.

A divisão responde pelos kits de robótica da empresa e foi criada em 1996, em parceria com o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), ao desenvolver o Technic Computer Control, um programa para computador que controlava robôs construídos com Lego. Dois anos mais tarde, a Lego Education apareceu oficialmente com o lançamento do Mindstorms, o primeiro bloco programável.

Atualmente, a Lego Education possui mais de 100 produtos em sua linha que são direcionados desde a crianças na Pré-Escola até ao Ensino Médio. No Brasil, a representante oficial da Lego Education é a Zoom, também criada em 1996. Mas a companhia não se limita a ser apenas representante. Além dos kits com sensores, softwares e motores, a Zoom também oferece programas e apostilas que utilizam a plataforma da Lego.

“A Zoom nada mais é que um material didático que dá a oportunidade para o aluno trabalhar semanalmente com projetos. Com esse material, ele trabalha em equipe, resolve problemas, cria dispositivos e ainda programa pelo computador”, explica Marcos Wesley, presidente e fundador da Zoom.

De acordo com o empresário, a Zoom alcança quase de 1,8 milhão de alunos e mais de 4 mil escolas – públicas e privadas – espalhadas pelo país. Para atender números tão grandes, a companhia utiliza desde 2009 o modelo de franquia, com mais de 20 franqueados.

A empresa conta com quatro soluções de aprendizagem: Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais), Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio. Todas elas demandam uma formação específica dos professores, que passam por treinamentos para aprender a usar os kits e peças de Lego de forma multidisciplinar.

Na Educação Infantil, destinada a crianças de 3 a 5 anos, são trabalhadas noções como criatividade e linguagem por meio de kits Lego Duplo, Pessoas do Mundo e Animais da Fazenda.

Já nos anos iniciais do Ensino Fundamental, as crianças são estimuladas a desenvolver habilidades motoras utilizando peças motorizadas. Nos anos finais, sensores e blocos programáveis do kit Mindstorms são adicionados ao material de trabalho para exercitar o raciocínio lógico e conceitos tecnológicos. Por fim, no Ensino Médio, os alunos são incentivados a criar protótipos e fazer novas descobertas também pelo Mindstorms, já como forma de auxílio na escolha da profissão.